Pôsteres e outros produtos disponíveis! Visite a minha loja na Colab55!

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Pintura - 11-2012-B

Eis mais um pinupzinho saindo do forno feito nas horas vagas. Procurei estudar com calma várias vertentes nessa pintura, tais como cartunização a partir da fotografia, blocagem com lineart e uma base chapada e estudo de tons. Selecionei uma fotografia interessante com uns tons bacanas e parti pr estilização.


Como faz tempo desde o ultimo making of, nesse caso resolvi documentar o passo-a-passo dessa pintura para uma visualização e entendimento mais fácil com um fim mais didático para os que acompanham o meu trabalho.

Procurei não me ater demais a fotografia no quesito de pose e caracterização, utilizei mais como uma base mesmo. Foi um processo relativamente rápido do rough até o lineart e a blocagem. Não tenho o costume de fazer um lineart para as minhas pinturas, normalmente parto direto para as manchas após o sketch/rough mas resolvi tentar um processo diferente. Procurei tomar meu tempo e fazer com calma a pintura e ir modificando e adaptando conforme a minha proposta mas observando com cuidado os tons da referência que foi o que me chamou mais a atenção. No final ainda dei um toque pessoal extra afinal de contas a proposta não é ser uma super reprodução.

É o tipo de pintura que gosto de fazer de tempos em tempos para dar uma refrescada mental!

Rough feito no Sketchbook Pro e pintura feita no Photoshop CS5 com uma Tablet Wacom Cintiq 21ux.

Referência tirada pelo fotografo Wildplaces (wildplaces.deviantart.com).

3 comentários:

  1. Ola Felipe! parabens pelo trabalho! perfeitos! cara tenho uma duvida, acho que voce pode me ajudar, voces faz tudo na Tablet os rascunhos? tipo eu faço primeiro na mao e depois scanneio e faço a arte final na mesinha, queria saber onde voce faz a arte final, é no sketch pro? qual pincel? .. com uma Wacom bamboo 470 da pra faze essa leveza ai? ehehe
    outra duvida, quando voce começa a pintar no photoshop parece q o traço dela fica de outra cor, um tom acima do q é pintado o corpo, é isso msm? como faz isso? abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Dhiogo, muitas questões! hehehe

      Então, faço tudo na tablet mesmo, de vez em nunca eu rascunho na mão e digitalizo, mas normalmente rascunho direto no computador.

      Na questão do acabamento, no caso específico dessa imagem, é como descrevi no final do tópico, fiz o rascunho basicão no sketchbook pro (passo 1, o rascunho em azul) e depois levo para o photoshop para traçar o outline bonitinho e começar a colocar uma base de cor chapada (passo 2 e 3). Depois começo a pintar dentro das bases mas eventualmente vou pintando por cima do outline até ele desaparecer (uso ele apenas de guia) para ficar uma pintura realista.

      No caso uso o Sketchbook Pro por pura preferência já que gosto das ferramentas do programa para fazer rascunhos e roughs, acho prático e me lembra desenhar no papel mas uso só para isso, não faço cores nele nem nada, para isso uso o Photoshop e o Painter. Mas na maioria dos casos trabalho mais com o Photoshop mesmo inclusive pros rascunhos, ele serve para qualquer coisa.

      Sim é possível fazer tudo isso com uma Bamboo sem problemas, tudo é questão de prática e saber configurar os brushes para conseguir traços e pinceladas com sensibilidade à pressão. Mas o mais importante mesmo é saber que não importa muito o software ou a tablet, mas sim o conhecimento que você está empregando no seu trabalho, o resto são apenas ferramentas. Em tese você tem que ser capaz de executar a mesma qualidade de trabalho em qualquer ferramenta ou software.

      Bom, não sei se entendi direito a última pergunta mas o traço (assim como qualquer outro layer do PS) você pode travar a transparência e assim você pode pintar apenas aonde você já traçou/pintou/desenhou alguma informação. Ou seja, eu traço o outline de cinza e depois travo a transparência e pinto ele de outra cor, no caso um tom mais marronzinho para fundir melhor com a pintura mais para frente.

      Isso ai cara, qualquer coisa fique a vontade para me mandar um email ou adicionar no messenger, meu email está no perfil.

      Grande abraço!

      Excluir